segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A VEGETAÇÃO BRASILEIRA


GEOGRAFIA
A VEGETAÇÃO BRASILEIRA

QUESTÃO 01
(FGV - ECNOMIA) Considere os itens apresentados, com características de um importante bioma brasileiro.
• Menos de 5% da porção brasileira está protegida por algum tipo de reserva ambiental, sejam públicas ou particulares.
• As estimativas são de 3,7 milhões de jacarés em toda a região.
• Diariamente, é desmatada uma área equivalente a 1 000 campos de futebol iguais aos do Maracanã.
• Há 3,8 milhões de cabeças de gado espalhadas pelas fazendas.
• A densidade demográfica é de 1 habitante a cada 3 km².
Trata-se:
a) dos Pampas Gaúchos.             b) do Pantanal Matogrossense.
c) da Floresta Amazônica.           d) das caatingas.                           e) da Mata dos Cocais.

QUESTÃO 02
02. (U. E. SANTA CRUZ)
Com base nos conhecimentos sobre a vegetação do ecossistema destacado no mapa, identifique as afirmativas verdadeiras.
I. Estendia-se, em épocas anteriores, do litoral do Ceará às fronteiras do Brasil com o Uruguai.
II. Corresponde a uma floresta ombrófila, densa e perene.
III. É considerado um dos ecossistemas mais complexos do planeta e corresponde à Mata Atlântica.
IV. Constitui-se o único ecossistema brasileiro que é, atualmente, protegido pela legislação ambiental.
V. Sofreu grande degradação, ao longo da história do país, graças à expansão urbana e à mineração de urânio e manganês.

A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a
a) III, IV, V         b) II, III, IV    c) I, II, IV           d) II, III                 e) I, IV

QUESTÃO 03
(FGV) O bioma, que ocupa 22% do território brasileiro, já perdeu quase 1 milhão de quilômetros quadrados, cerca de 48% de sua cobertura total. Somente entre 2002 e 2008, foram des- matados 85 075 quilômetros quadrados, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente.
Em todo o bioma, a expansão das lavouras de cana-de-açúcar e de soja, além da produção de carvão e das queimadas (naturais ou provocadas), são os principais fatores de desmatamento. A pecuária também tem contribuição significativa para a sua destruição, principalmente por causa do modelo de produção extensivo, que chega a destinar mais de um hectare para cada boi.
O texto refere-se
a) à caatinga.           b) à mata atlântica.           c) ao cerrado.         d) ao pantanal.            e) aos campos.

QUESTÃO 04
(UFPR) O território brasileiro possui diversos biomas, entre os quais destacam-se a Floresta Amazônica, o Cerrado e a Mata Atlântica. Sobre esses biomas, é correto afirmar:

a) O cerrado, que se localiza na região central do Brasil, tem como característica formar-se em solos pobres e arenosos e, em consequência, é pouco ameaçado pela expansão agrícola.
b) A Floresta Amazônica, formação localizada notadamente no norte do Brasil, tende a desaparecer nas próximas décadas, haja vista que o desmatamento e as queimadas têm seus índices elevados ano a ano, evidenciando a ausência de políticas públicas voltadas à conservação daquela floresta.
c) A Mata Atlântica, formação que se estendia desde o litoral nordestino ao Rio Grande Sul, onde se localiza boa parte dos maiores centros brasileiros, foi o bioma mais desmatado do país, motivo pelo qual seus remanescentes foram transformados em unidades de conservação, o que lhe garante a maior extensão em áreas preservadas do Brasil.
d) Uma característica comum entre esses três biomas é que todos apresentam elevada biodiversidade e presença de espécies endêmicas, evidenciando que todos precisam ser igualmente preservados.
e) No Norte do Brasil, a urbanização excessiva das cidades tem como consequência o desmatamento e as queimadas, comprometendo a conservação da floresta, fato que frequentemente ganha grande dimensão na imprensa.

QUESTÃO 05
(FEI) Para responder à questão, observe o mapa do Brasil a seguir:

A área escura do mapa corresponde:
a) ao Aquífero Guarani.
b) à região do Brasil onde predomina a pecuária intensiva.
c) ao Planalto Central brasileiro.
d) ao Bioma do Cerrado.
e) às áreas de sertanejas com clima semi-árido.

QUESTÃO 06
O bioma foi o primeiro a sofrer o impacto do desenvolvimento, já no século XVI, com o desmatamento para retirada do pau-brasil e, depois, com as lavouras de cana-de-açúcar. O desmatamento avançou com o crescimento das cidades. O bioma, hoje, abriga algumas das mais populosas cidades brasileiras, que despejam seu esgoto nos rios, poluindo os mananciais. Trata-se:

a) da mata Atlântica. Apesar de ter passado por seis séculos de desflorestamento, sua biodiversidade foi quase totalmente preservada e atualmente não sofre ameaça
b) da mata de Araucária. A vegetação típica do domínio cobria o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e parte de São Paulo
c) da mata ciliar, que florescia às margens dos maiores rios do país.
d) da mata Atlântica. O bioma originalmente cobria 13% do território nacional. Hoje só sobraram 91 mil km2 de mata - menos de 7% da cobertura original

QUESTÃO 07
I São grandes áreas ou ecorregiões geográficas, de até mais de um milhão de quilômetros quadrados (uma dimensão que equivale a pouco menos que o estado do Pará ou a África do Sul), com condições ambientais específicas, onde ocorre interação entre os fatores no conjunto natural (relevo, clima, vegetação, fauna, hidrografia e solo). Apesar da diversidade de vegetação, a paisagem apresenta-se com certa uniformidade, havendo porém, dificuldade de definição de seus limites naturais
II é uma comunidade de organismos que interagem entre si e com o meio ambiente ao qual pertencem. Exemplos de meio ambiente são lagos, floresta, savana, tundra, etc.

Os itens acima referem se respectivamente a:
a) Domínio e bioma                    b) ecossistema e bioma
c) Biomas e ecossistema             d) ecossistema e domínio                 e) Biomas e Domínio

QUESTÃO 08
(UNICAMP) O mapa abaixo destaca a área de ocorrência dos Pampas, no Brasil. Além de apresentarem solos susceptíveis à erosão, os Pampas se caracterizam

a) pela vegetação arbórea, em área de clima temperado, sujeita a processos de voçorocamento decorrente da eliminação da cobertura vegetal.
b) pela vegetação arbórea, em área de clima subtropical, sujeita a processos de arenização decorrente da eliminação da cobertura vegetal.
c) pela vegetação de gramíneas, em área de clima subtropical, sujeita a processos de arenização decorrente da eliminação da cobertura vegetal.
d) pela vegetação de gramíneas, em área de clima temperado, sujeita a processos de voçorocamento decorrente da eliminação da cobertura vegetal.

QUESTÃO 09
(UFAL) As restingas são feições de relevo observadas em diversos locais do planeta, independentemente, inclusive, da latitude. No Estado de Alagoas, muitas restingas são observadas. São relevos ditos “azonais”. O que pode ser dito a respeito das restingas?

1) As restingas são falhas geológicas que se observam em áreas costeiras que foram preenchidas por sedimentos fluviais; um exemplo típico é a lagoa do Mundaú.
2) As restingas são formações sedimentares arenosas costeiras, de origem recente, na escala geológica do tempo, que às vezes assumem a forma de planícies e barras.
3) As restingas constituem ecossistemas costeiros determinados, sobretudo, pelas características dos solos e pela influência marinha; são ambientes ecologicamente frágeis.
4) A vegetação estabelecida sobre as restingas deve ser preservada, pois se constitui num impedimento para que os ventos remobilizem dunas comumente existentes sobre elas.
5) As restingas são formas de relevo resultantes de dobramentos ocorridos nos terrenos sedimentares em áreas costeiras e que receberam fortes alterações humanas.

Estão corretas:
a) 1 e 2 apenas          b) 2 e 5 apenas
c) 1, 2 e 3 apenas      d) 2, 3 e 4 apenas                  e) 1 , 2, 3, 4 e 5.

QUESTÃO 10
(UFRGS) O sistema de alerta baseado em satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) detectou 498 Km2 de desmatamentos na Amazônia Legal por corte raso ou degradação progressiva, em agosto de 2009. Desse total, 301 Km2 foram registrados no Pará.

A cada quinzena, os dados são enviados ao IBAMA, responsável pela fiscalização das áreas. O sistema indica tanto áreas de corte raso – quando os satélites detectam a completa retirada da floresta nativa – quanto áreas classificadas como degradação progressiva, que revelam o processo de desmatamento na região.
Considere as seguintes afirmações sobre o processo de exploração econômica da Amazônia e a questão ambiental.
I – A derrubada da floresta contribui para o aumento da precipitação na região amazônica.
II – A derrubada da floresta contribui para o avanço e a consolidação da caantiga.
III – A exploração econômica atual compromete a sustentabilidade da Floresta Amazônica.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.





3 comentários: