avaliação


 2º ANO C.A.B

  Questão 01___________________________________________________________________


A abordagem da problemática ambiental na perspectiva geográfica na atualidade deve ser discutida a partir da dimensão da interação sociedade-natureza, na tentativa de romper com a dicotomia física – humana, necessitando adotar métodos que permitam a perspectiva socioambiental. Sobre esta perspectiva da Geografia é incorreto afirmar:

a) O conhecimento geográfico na Geografia Socioambiental é considerado como resultado da interação entre os elementos e fatores relacionados a seu objeto de estudo.
b) A Geografia Socioambiental surge de situações de conflitos decorrentes da interação entre a sociedade e a natureza, os quais podem gerar degradação de um dos dois ou de ambos.
c) Dependendo das problemáticas identificadas o enfoque do estudo socioambiental será dado mais à dimensão natural ou à dimensão social.
d) A meta principal dos estudos socioambientais é elucidar os problemas buscando soluções a partir da interação entre as componentes naturais e sociais da realidade.
e) Na abordagem dos estudos ambientais a Geografia deve enfatizar a questão ecológica em detrimento dos problemas ambientais naturais ou antrópicas.

Questão 02________________________________________________________________________
O conceito é um padrão, ou seja um modelo a ser seguido. Toda ciência é formulada por conceitos, a linguagem geográfica necessita de formulação de conceitos-chaves como pré requisitos para analise dos fenômenos geográficos, tomando a sociedade como objeto de estudo na geografia destacam alguns conceitos relacione esses conceitos:

Conceitos
Características
 1. Lugar

2. Paisagem

3. Espaço Geográfico

4. Território

5. Região

((3 ) Espaço transformado

( 4 ) Espaço de Poder

( 5 ) Espaço diferente

( 2 ) Porção do Espaço que vejo e sinto

(1 ) Espaço cotidiano


 

Questão 03_______________________________________________________________________
O relevo se constitui num importante condicionamento dos processos de organização geográfica das sociedades.
Acerca do relevo brasileiro, marque a alternativa que apresente corretamente a proposta de classificação genética de Ross (2000).
a) As grandes unidades ou macroformas do relevo brasileiro são geneticamente identificadas por planaltos, depressões e planícies e são decorrentes das atividades tectônicas e climáticas ao longo de milhões de anos.
b) Classicamente as unidades do relevo brasileiro são os planaltos e planícies de origem tectônica.
c) Respectivamente as macrounidades compreendem as superfícies rebaixadas e aplainadas por erosão e os planaltos irregulares.
d) Os condicionantes do clima determinam os planaltos de topo achatados e as planícies no território brasileiro.
e) Para entender a classificação genética é preciso compreender os processos exógenos que atuam diretamente nas formas.


 



 Questão 04_______________________________________________________________
A figura e seus conhecimentos sobre o tema levam à reflexão de que:

 
 











I - Em áreas de grande expansão urbana, os problemas erosivos tornam-se uma ameaça à população que vive em habitações urbanas informais, ou seja, improvisadas e inacabadas.
II - Em muitas cidades brasileiras sua expansão avança para terrenos topograficamente mais inclinados e
geologicamente instáveis. É o caso de obras efetuadas nas vertentes dos morros, ou seja, em áreas extremamente suscetíveis à erosão pluvial.
III - Na ocupação urbana nas áreas de risco, as consequências são desastrosas principalmente para a população de baixa renda. O material que escorrega com o deslize de terras provoca o assoreamento dos rios, córregos e bueiros, contribuindo para as enchentes urbanas, catástrofes irreparáveis presentes em muitas cidades brasileiras, como o caso de Angra dos Reis e recentemente nos estados de Pernambuco e Alagoas.
Está(ão) correta(s):
a) Apenas a proposição I
b) Apenas as proposições I e II
c) Apenas as proposições II e III
d) Apenas as proposições I e III
e) Todas as proposições


Questão 05________________________________________________________________________
Observe a figura a seguir:
É correto afirmar que a ilustração acima representa, de modo esquemático, uma forma de relevo conhecida como:



(A) Inselbergs, formas de relevo residual encontradas no semiárido nordestino.
(B) Planícies de alagamento associadas ao regime de cheias e vazantes dos rios, típicas do Pantanal Mato-Grossense.
(C) Escarpa de falha trabalhada pela erosão pluvial, como a da serra do Mar, em São Paulo.
(D) Dunas litorâneas, montes de areia móveis depositados pela ação do vento, típicas da faixa costeira na região Nordeste do país.


Questão 06_________________________________________________________________
  Figura para as duas próximas questões. 
 
O esquema representa um processo de erosão em encosta. Que prática realizada por um agricultor pode resultar em aceleração desse processo?
A) Plantio direto.
B) Associação de culturas.
C) Implantação de curvas de nível.
D) Aração do solo, do topo ao vale.
E) Terraceamento na propriedade.

Questão 07________________________________________________________________
Um mecanismo regular de correntes marinhas girando no sentido anti-horário, comum em todos os oceanos do he­misfério sul, contribui para a formação de florestas nas fachadas orientais dos continentes (1). No Atlântico, correntes de águas frias saem da Antártica e rumam para nordeste. Ao longo do litoral africano, não evaporam. Ao contrário, estabilizam a atmosfera e contribuem para determinar um clima árido, sem chuvas (2). Essa corrente fria acompanha o litoral atlântico africano e se aquece enquanto segue em direção ao equador. Então muda para o sentido leste-oeste e, com suas águas aquecendo-se sempre mais, desce ao longo da costa brasileira, na direção sul.

Associam-se aos processos descritos e assinalados com os números 1 e 2, respectivamente, regiões como:
(A) A Mata Tropical Atlântica e os desertos de Kalahari e da Namíbia.
(B) O Deserto de Atacama e as coberturas florestais da Amazônia.
(C) Os desertos australianos e as florestas tropicais da Ilha de Madagascar.
(D) A Mata Tropical Atlântica e as coberturas florestais da Amazônia.

Questão 08_____________________________________________________________

(UNIOESTE) O relevo apresenta grande diversidade de formas que se manifestam, ao longo do tempo e do espaço, de modo diferenciado devido às combinações e interferências dos demais componentes da paisagem. Sobre o texto, as formas de relevo, as estruturas, os processos e as relações que  governam a dinâmica da paisagem, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Nas regiões mais estáveis das placas tectônicas, as formas de relevo geralmente são mais suaves, resultantes de longos períodos de erosão e sedimentação.
b) A ação das águas pluviais e fluviais é marcante nas regiões de climas tropicais quentes e úmidos, conferindo ao relevo formas arredondadas ou convexizadas.
c) As formas de relevo esculpidas nas grandes unidades estruturais, como as cadeias de montanhas, os escudos cristalinos e as bacias sedimentares, resultam da ação de um conjunto de processos externos, quais sejam: o intemperismo, a erosão, a sedimentação e o vulcanismo.
d) O relevo terrestre é resultado da ação de forças internas e externas ao longo do tempo. As forças internas, também designadas como endógenas, são aquelas condicionadas pela energia armazenada no interior do planeta e responsáveis pelo tectonismo e vulcanismo.
e) Existe uma relação estreita entre as formas do relevo, os solos, a litologia e o tipo climático atuante nas diferentes regiões do território brasileiro.

Questão 09____________________________________________________________
 (UNIOESTE) Sobre o clima mundial, os fatores e os processos que o condicionam, assinale a alternativa INCORRETA.

I. A latitude influencia na distribuição espacial das temperaturas. Dessa forma, quanto maior for latitude, menores serão as temperaturas.
II. A pressão atmosférica varia em função da altitude e da temperatura. Assim, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica e quanto mais alta a temperatura, menor será a pressão.
III. O planeta Terra é aquecido uniformemente, tanto ao longo da sua superfície quanto ao longo do tempo (anos), e isto condiciona a circulação atmosférica com a produção de centros de alta e de baixa pressão, que se alteram continuadamente.
IV. Dependendo das condições locais, a precipitação pode ocorrer na forma de chuva, granizo ou neve e está relacionada, principalmente, à umidade atmosférica.
V. A diferença entre as temperaturas máxima e mínima é maior no interior dos continentes e a continentalidade exerce grande influência sobre essa amplitude térmica.


a) Estão incorretas as afirmativas I, III e V.

b) Estão incorretas as afirmativas II, IV.

c) Estão incorretas as alternativas I, IV e V.

d) Apenas a afirmativa III está incorreta.

e) Todas as afirmativas estão incorretas.

Questão 10___________________________________
 (UFRN) No Brasil, a ocupação e a exploração do território têm ocorrido de formas diferenciadas, ocasionando distintos processos de degradação ambiental.
No mapa estão representadas as áreas 1 e 2, que vêm sendo afetadas por problemas ambientais relacionados às formas de ocupação e exploração do território brasileiro.
 
 Do ponto de vista da ocupação e exploração do território brasileiro, destaca-se como um grave problema ambiental,
a) da área 1, o deslizamento de encostas, decorrente da ocupação desordenada do solo urbano.
b) da área 1, a poluição dos rios, em função da deposição de dejetos provenientes da exploração dos garimpos.
c) da área 2, a desertificação, pela inadequada exploração agropecuária.
d) da área 2, a poluição do solo, devido à concentração industrial.

Questão 11___________________________________
Associe os fenômenos climáticos citados na coluna 1 às suas respectivas características descritas na coluna 2.
Coluna 1
(1) Massas de ar
(2) Circulação geral da atmosfera
(3) Continentalidade/maritimidade
(4) Correntes maritimas
(5) Ventos alísios

Coluna 2
(  5 ) Ventos que se deslocam das áreas de alta pressão localizadas nos trópicos para as zonas de baixa pressão do Equador. Tais ventos são de nordeste no hemisfério norte e de sudeste no hemisfério sul; na sua zona de convergência são responsáveis pelos maiores índices pluviométricos do planeta.
( 2  ) Mecanismo global proveniente do aquecimento desigual da superfície terrestre através do qual o calor é distribuído pelo planeta e possibilita a formação das grandes zonas climática.
(3 ) é a capacidade das águas oceânicas de conservar calor por um período maior que as áreas continentais, e influencia diretamente no clima das regiões costeiras.
(  1 ) são grandes porções de ar que apresentam condições internas de temperatura, pressão e umidade relativamente homogêneas, influenciadas pela região onde são formadas. O local de formação é denominado região de origem, é neste local que irá adquirir suas características de temperatura, pressão e umidade. Portanto, se forma sobre uma superfície gelada, como a Antártida, apresenta características típicas dessa região, ou seja, temperatura baixa, alta pressão e pouca umidade.
( 4  ) correspondem às massas de água que migram em distintos rumos ao longo dos oceanos e mares. As massas de água que se locomovem não interagem com as águas dos lugares que percorrem, desse modo detêm suas características particulares como cor, temperatura e salinidade.
a) 4 2 3 1 5        b) 1 2 3 5 4
c) 5 1 3 2 4        d) 5 2 4 1 3                e) 5 2 3 1 4

Questão 12___________________________________
De acordo com as condições atmosféricas, a precipitação pode ocorrer de várias formas: chuva, neve e granizo. Nas regiões de clima tropical ocorrem três tipos de chuvas: frontal, orográfica e convectiva (ou de verão):
 A chuva demonstrada na figura é do tipo:

a) Frontal – esse tipo de chuva resulta do deslocamento horizontal e eventual choque entre massas de ar com diferentes características de temperatura e pressão. O contato entre elas forma uma faixa de instabilidade, onde ocorrem as chuvas.
b) Orográfica – barreiras no relevo levam as massas de ar a atingir grandes altitudes, o que causa queda de temperatura e condensação do vapor. As chuvas costumam ser localizadas, intermitentes e finas.
c) Frontal – atingindo altitudes elevadas, a temperatura aumenta e o vapor se condensa em gotículas que permanecem em suspensão. O ar fica mais denso, desce frio e seco para a superfície e inicia novamente o ciclo convectivo. Após a precipitação, o céu fica claro novamente.
d) De verão ou convectiva – são causadas pela ascensão ou pela descida lenta (subsidência) do ar. O ar mais próximo da superfície terrestre se aquece e ascende na atmosfera ao atingir camadas mais frias da troposfera. O vapor d’água se condensa, formam-se nuvens e chove.

Questão 13___________________________________
 ( UFMA)
Leia com atenção os itens abaixo sobre massas de ar:
I - A mEc atua o ano inteiro no Brasil provocando elevados índices de chuva.
II - A mEc é a principal responsável pela escassez de chuva no interior do Nordeste.

III - A mTa exerce grande influência sobre a área litorânea do Brasil.

IV - A mEa atua principalmente no Sul do Brasil.

V - A mPa, fria e úmida, penetra no Brasil em forma de frente, atingindo principalmente o interior do Nordeste.
De acordo com a leitura, identifique a resposta certa:
A) I e II     B) II e IV     C) I e III      D) II e V           E) IV e V

Questão 14___________________________________
Complete a tabela em relação às características dos climas do Brasil
Climas
Região
pluviosidade
Temperatura
Amplitude térmica
Equatorial
 Norte
 elevada
 elevada
 pequena
Tropical
 central
 elevada
 elevada
 pequena
Semi árido
 nordeste
 concentrada
 elevada
 pequena
Subtropical
 sul
 bem distribuida
 amena
 elevada
 


  

3° ANO CA..B


Questão 01_____________________________________________________________________
“Ecossistema e meio geográfico são a mesma coisa? Não, e devemos ser enfáticos nisso a fim de delimitar os diferentes campos de trabalho. A diferença substancial está no fato de que o homem, vivendo em sociedade, não é um ser vivo a mais, nem se adapta à natureza de forma direta como os animais. Sua relação com a natureza é demorada:
primeiro, produz-se a adaptação com o meio social e, através deste, ele se relaciona com no meio natural.”
A leitura do texto nos permite afirmar que:
a) tanto as comunidades humanas como os animais relacionam-se do mesmo modo com a natureza.
b) os homens, individualmente, participam dos processos de adaptação e de transformação da natureza.
c) os homens vivem independentemente da natureza.
d) os homens relacionam-se coletivamente com a natureza.
e) os homens não devem preocupar-se com a natureza, pois vivem independentemente dela.

Questão 02_____________________________________________________________________
A Geografia se expressou e se expressa a partir de um conjunto de conceitos que, por vezes, são considerados erroneamente como equivalentes, a exemplo do uso do conceito de espaço geográfico como equivalente ao de paisagem, entre outros.
Considerando os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território e lugar, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A paisagem geográfica é a parte visível do espaço e pode ser descrita a partir dos elementos ou dos objetos que a compõem. A paisagem é formada apenas por elementos naturais; quando os elementos humanos e sociais passam a integrar a paisagem, ela se torna sinônimo de espaço geográfico.
b) O espaço geográfico é (re)construído pelas sociedades humanas ao longo do tempo, através do trabalho. Para tanto, as sociedades utilizam técnicas de que dispõem segundo o momento histórico que vivem, suas crenças e valores, normas e interesses econômicos. Assim, pode-se afirmar que o espaço geográfico é um produto social e histórico.
c) O lugar é concebido como uma forma de tratamento geográfico do mundo vivido, pois é a parte do espaço onde vivemos, ou seja, é o espaço onde moramos, trabalhamos e estudamos, onde estabelecemos vínculos afetivos.
d) Historicamente, a concepção de território associa-se à idéia de natureza e sociedade configuradas por um limite de extensão do poder.
e) A categoria território possui uma relação estreita com a de paisagem e pode ser considerada como um conjunto de paisagens contido pelos limites políticos e administrativos de uma cidade, estado ou país.

Questão 03___________________________________
Usuários de internet por grupo de 100 habitantes e por regiões (2010*)

Com base nos dados do gráfico, é correto afirmar que:
(A) Apesar de desenvolvidos, a Europa e os Estados Unidos deixaram de incorporar plenamente o recurso tecnoló­gico em questão.
(B) Os maiores índices de difusão e uso da internet estão nos países emergentes, diante do seu notável crescimento econômico.
(C) Há uma desigual difusão das inovações nos meios de comunicação no mundo, afetando em especial os países menos desenvolvidos.
(D) Há uma difusão e distribuição equilibrada de recursos como a internet, garantindo a agilidade das comunicações no mundo atual.

Questão 04_____________________________________________________________________
Capitalismo é o sistema sócio-econômico em que os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, edifícios) e o capital (dinheiro) são propriedade privada, ou seja, tem um dono. Antes do capitalismo,
o sistema predominante era o Feudalismo, cuja riqueza vinha da exploração de terras e também do trabalho dos servos. O progresso e as importantes mudanças na sociedade (novas técnicas agrícolas, urbanização, etc.) fizeram com que este sistema se rompesse. Estas mesmas mudanças que contribuíram para a decadência do Feudalismo, cooperaram para o surgimento do capitalismo.
CARACTERÍSTICAS
- Toda mercadoria é destinada para a venda e não para o uso pessoal
- O trabalhador recebe um salário em troca do seu trabalho
- Toda negociação é feita com dinheiro
- O capitalista pode admitir ou demitir trabalhadores, já que é dono de tudo (o capital e a propriedade)
Com base nas informações acima e seus conhecimentos, indique três características de cada fase do capitalismo
Fases
Características
Comercial


Financeiro


Financeiro


Informacional



Questão 05_____________________________________________________________________
Monopólio capitalista: apesar do sistema capitalista pregar a concorrência entre empresas, ao longo do processo industrial não foi isso que ocorreu: principalmente nas crises, as pequenas e médias empresas não conseguem concorrer com as grandes empresas, que contam com grande apoio dos bancos e podem abaixar muito seu preço. Como as pequenas não têm poder de concorrer, elas acabam fechando ou são compradas pelas grandes empresas. Exemplo: as fusões de empresas, como a AmBev, que fez o setor de cervejas quase um monopólio brasileiro (a Brahma e a Antártica se uniram). As fusões e aquisições de empresas não são sempre feitas de forma legítima. A concorrência, muitas vezes, é feita de forma desleal e ilegal.
 A respeito do tema relacione os termos com seus respectivos conceitos
I Cartel
II Truste:
III Holding:

()     Ocorre quando um conjunto de empresas se associam para constituir uma única operação, ou seja, teoricamente são concorrentes mas na prática, os donos e os maiores acionistas são os mesmos.
(  1 ) Ocorre quando grandes empresas do mesmo setor fazem um acordo para dominar o mercado praticando o mesmo preço (normalmente mais alto do que ocorreria com a livre concorrência).
( )    Ocorre quando uma grande empresa é criada para administrar outras, portanto é quase um cartel “disfarçado”, pois uma empresa controla a outra por maioria acionária. Apesar de ser legal em muitos países, é desleal, pois elimina, ou dificulta, a concorrência. 
Assinale a alternativa correta
a) I,II e III       b) III, II e I
c) III, I e II      d) II, I e III           e) II, III e I

Questão 06______________________________________________________________________
 (UPE) Observe com atenção o organograma a seguir:
O organograma acima exibe duas versões distintas do sistema capitalista, planejadas em diferentes épocas, intrínsecas à economia de mercado, contudo diferenciadas por características marcadas por oposições conjuntas. Sobre elas, analise os itens a seguir:
I. O Keynesianismo defende a ampla intervenção do Estado na economia, enquanto o Neoliberalismo aceita uma intervenção mínima do Estado na economia.
II. O Keynesianismo é favorável ao aumento de gastos públicos, enquanto o Neoliberalismo estimula o Estado de bem-estar social.
III. O Keynesianismo propõe a geração de empregos por intermédio da receita pública, enquanto o Neoliberalismo defende a abertura econômica dos países.
IV. O Keynesianismo critica o pensamento econômico clássico, enquanto o Neoliberalismo busca aplicar os princípios do liberalismo clássico.
V. O Keynesianismo critica o princípio da “mão invisível”, enquanto o Neoliberalismo critica a privatização de estatais.
Apenas está CORRETO o que se afirma em
a) I.        b) III.      c) I e II.      d) I, III e IV.      e) I, II, III e V.  


Questão 07______________________________________________________________________
O fenômeno da Globalização, constituído por processos diversos, marca a experiência do tempo e do espaço vivenciada atualmente. Sobre este tema considere as afirmações a seguir: 

I. Com a globalização as relações de intercâmbio se intensificaram, levando a um acirramento da concorrência entre lugares, cidades e países que disputam os investimentos estrangeiros.

II. Os fluxos de mercadorias, capitais e informações cresceram no mundo globalizado, intensificando o poder dos Estados sobre as suas economias nacionais.

III. O processo de globalização não é somente caracterizado pela intensificação das relações transfronteiriças e globais, mas também pelo aumento das disparidades entre lugares e países, por novos processos de exclusão socioeconômica.

IV. Caracterizam a globalização, entre outros fatores, a maior dificuldade do estabelecimento dos fluxos transfronteiriços de capitais e mercadorias.

V. As redes que sustentam os fluxos transnacionais também podem dar suporte aos circuitos informais de lavagem de dinheiro em paraísos fiscais e de atuação do narcotráfico internacional.


Assinale a alternativa que indica as afirmações INCORRETAS.

a) I, II e III.       b) IV e V.

c) II, III e V.      d) III e IV.            e) II e IV.


Questão 08______________________________________________________________________
Levantamento feito pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e pela empresa AT&Tmostra as ligações telefônicas de Nova York para outras localidades realizadas em setembro de 2008. Entre os países que receberam mais chamadas a partir de Nova York estão o Canadá, com 14,4%, e o Reino Unido, com 10,2%. Em seguida, vem Repúbli­ca Dominicana (8,9%), México (4,3%), Índia (3,2%), França (3,1%) e Jamaica (3%). A Índia, por exemplo, recebe mais ligações de Nova York do que Vermont ou Idaho. A Europa como um todo responde por um quarto das ligações de Nova York. Já África responde por cerca de 5% das chamadas internacionais feitas a partir da metrópole norte-americana.


Os dados acima revelam que a cidade de Nova York, no contexto atual da globalização:
(A) Realiza intensas conexões com os principais países capitalistas, suprimindo o contato com localidades de países pobres.

(B) Apresenta baixo grau de conexão e interação em escala planetária, mesmo sendo uma grande metrópole moderna.

(C) Privilegia conexões com países pobres, como os da África, em ligações telefônicas de imigrantes aos seus fami­liares no país de origem.

(D) Estabelece conexões com diferentes partes do mundo, confirmando seu potencial de conexão e interação em escala planetária.

Questão 09_____________________________________________________________________
Um relatório da ONUde 1998 examinou o consumo sob a ótica das necessidades humanas e concluiu: “O mun­do tem recursos suficientes para acelerar o desenvolvimento humano para todos e erradicar as piores formas de pobreza. O investimento anual adicional para atingir acesso universal a serviços sociais básicos seria de US$ 40 bilhões, 0,1% da renda mundial”. Segundo o relatório, o investimento anual suplementar para assegurar educação básica a todos seria de US$ 6 bilhões, que não se conseguem, enquanto se gastam US$ 8 bilhões em cosméticos nos Estados Unidos; (...) saúde e nutrição básicas para todos exigiria US$ 13 bilhões suplementares por ano, e gastam-se US$ 17 bilhões em ração para animais de estimação na Europa e nos Estados Unidos. Gastam-se por ano em todo o mundo US$ 400 bilhões em narcóticos.

Com base em dados sobre padrões de consumo atuais, o autor do texto defende que:
(A) A realidade da Europa ocidental e dos Estados Unidos mostra que são dispensáveis novos investimentos sociais nesses países.
(B) É preciso elevar os investimentos sociais como forma de combater a pobreza e as desigualdades no mundo.
(C) A falta de investimentos em programas sociais decorre da carência mundial de recursos financeiros.
(D) Países ricos investem em bens ditos supérfluos porque as necessidades básicas do planeta já foram atendidas.

Questão 10_____________________________________________________________________
Às divisões das sociedades modernas – pobres e ricas –, está na hora de acrescentar outras: jovens e velhas. O au­mento de jovens persiste em determinados países (1), com casos em que quase a metade da população tem menos de 15 anos de idade. Por outro lado, a população de outros países envelhece, sendo que em alguns cerca de 1/5 do contingente total tem mais de 65 anos de idade (2). 

Fonte: Revista National Geographic Brasil, edição nº 115, outubro 2009, pág. 28 (com adaptações).
 
Representam os processos assinalados com os números 1 e 2, respectivamente, países como:
(A) Itália e Espanha.      
(B) Brasil e Gabão.
(C) Uganda e Japão.     
(D) Estados Unidos e Haiti.

Questão 11_____________________________________________________________________
 (UFSCAR) O contínuo avanço tecnológico global não parece estar garantindo que as sociedades futuras possam gerar, unicamente por mecanismos de mercado, postos de trabalho – ainda que flexíveis – compatíveis em qualidade e renda com as necessidades básicas da população mundial. A lógica da globalização e do fracionamento das cadeias produtivas incorporou parte dos bolsões de mão-de-obra barata mundiais sem necessariamente elevar-lhes a renda. Os postos de trabalho formal crescem menos que os investimentos diretos.Se, por um lado, surgem oportunidades bem remuneradas no trabalho flexível, por outro, o setor informal também abriga o emprego muito precário e a miséria. E, especialmente nos países da periferia, os governos – comprometidos com a estabilidade – não têm orçamento suficiente e estruturas eficazes para garantir a sobrevivência dos novos excluídos. O paradigma do emprego está em definitiva mudança, e há inúmeras razões para preocupação quanto ao futuro da exclusão social no novo século.           

 
 A análise do texto e da tirinha permite afirmar:
a) o texto aborda o desemprego típico do taylorismo-fordismo. A partir dele, valorizou-se mais a estatística relativa ao número de trabalhadores sem emprego.
b) na tirinha, a personagem Mafalda faz alusão ao desemprego enquanto indicador econômico-estatístico. O texto demonstra que a lógica da globalização reduz a oferta de empregos e amplia a exclusão social.
c) o texto aponta o aumento da informalidade, o que amplia a taxa de desemprego referida na tirinha, visto que o trabalhador informal pertence exclusivamente à população inativa.
d) o aumento da taxa de desemprego referida na tirinha aumenta a pobreza e a exclusão social, sobretudo em países desenvolvidos
e) a lógica da globalização é fracionar e dispersar as atividades produtivas no espaço e não reduzir os postos de trabalho. Assim, as regiões que recebem muitos investimentos diretos não apresentam aumento da taxa de desemprego à qual a tirinha faz referência.

.Questão 12____________________________________________________________________
Esquema – Produção de automóveis no mundo


A partir do esquema Abaixo, considere as afirma­ções a seguir:
 

I – O circuito produtivo dos automóveis ocorre hoje integralmente no interior de cada país, da concep­ção original à venda final ao consumidor, desvin­culando-se da produção globalizada.

II – Etapas como as de concepção, marketing, produção de peças e componentes e montagem do produto final distribuem-se por vários países e regiões do planeta, evidenciando a produção em escala global de automóveis.

III – Na produção do carro mundial, cabe a paí­ses ricos fabricar peças e componentes e oferecer combustíveis automotores e aos países emergen­tes o comando na concepção, marketing e publici­dade dos bens em questão.

Está correto o que foi afirmado em:

(A) I, II e III.

(B) I, somente.

(C) II e III.

(D) II, somente.

Questão 13____________________________________________________________________
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é elaborado considerando-se dados sobre a longevidade, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, grau de escolaridade e poder de compra de uma população. Varia de 0 a 1, sendo que os valores mais próximos a 1, indicam melhores condições de vida. Sobre o assunto, considere as afirmativas.
I. Trata-se de um índice que oculta a qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos independentes.
II. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) avalia os principais fatores socioeconômicos de uma
 determinada população, analisando os aspectos relacionados à saúde, educação e economia.
III. Trata-se de um índice que oculta a existência de políticas públicas voltadas à melhoria da saúde, distribuição de renda e nível de escolaridade.
IV. Trata-se de um índice que oculta diferenças interpessoais, pois resulta de cálculos obtidos a partir de médias.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

Questão 14____________________________________________________________________
O IPC classifica países ou territórios com base em quão corrupto o seu setor público percebe-se ser. É um índice composto, uma combinação de quesitos retirada de dados coletados relacionados à corrupção por várias instituições respeitadas. O índice reflete os pontos de vista de observadores de todo o mundo, incluindo especialistas que vivem e trabalham nos países/territórios avaliados.

Sobre o tema julgue os itens abaixo:
(  ) Os dados utilizados para compilar o índice incluem questões relacionadas ao abuso do poder público e tem o foco em suborno de agentes públicos, propinas em contratos públicos, fraude/desfalque de fundos públicos e nas questões que exploram a intensidade e a eficácia dos esforços anticorrupção no setor público

(  ) Os países são avaliados com índices que vão de zero (muito corrupto) a dez (muito transparente). Foram utilizados dados de 17 pesquisas que analisam fatores como aplicação de leis contra a corrupção, acesso à informação e conflitos de interesse.

(  ) Entre os países da América, Canadá, na posição 10, se destaca com pontuação 8,7. Na outra ponta, Haiti, país mais pobre da região, afetado por um terremoto em 12 de janeiro de 2010, se encontra na posição 175 e recebeu pontuação 1,8. Na região Ásia Pacífico, Nova Zelândia está no topo, com a primeira posição e pontuação 9,5. Em contrapartida, Coreia do Norte, com 1 ponto, foi a última colocada (182º lugar).

(  ) Para a Coalizão Transparência Internacional, o IPC é um alerta para os países corrigirem suas políticas internas o quanto antes, pois a população está cada vez mais atenta ao que se passa na administração pública de suas nações. Prova disso, foram as manifestações realizadas em todo o mundo que colocaram em pauta os atos de corrupção e a instabilidade econômica.
Assinale alternativa verdadeira
a) V,V,V e V
b)F, F, F e F
c)V, V, F e F
d)V, F, V e F
e)F, V, F e V

Questão 15____________________________________________________________________
A Cúpula do Milênio foi um evento promovido pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), realizado em sua sede, em setembro de 2000. Em 8 de setembro, os 191 lideres dos Estados-Membros das Nações Unidas, assinaram a Declaração do Milênio, uma declaração onde esses líderes assumem o compromisso de eliminar a fome e a pobreza extrema de todo o planeta até o ano de 2015.
A partir desse documento, foi elaborado Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas (ODMs), uma proposta para mobilizar os governos e a sociedade a buscarem formas de superar a fome e a pobreza.

São os objetivos exceto:
a) Educação básica de qualidade para todos
b) Igualdade entre sexos e valorização da mulher
c) Reduzir a mortalidade infantil
d)Melhorar a saúde materna
e) Garantir a evolução tecnologica
 
 

 
 
 




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