quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Como são escolhidos os nomes dos furacões


Como são escolhidos os nomes dos furacões?

Os nomes dos furacões e das tempestades tropicais são dados sempre que seus ventos atingem 62 km/h e ao contrário do que a maioria pensa seus nomes não são somente femininos. Atualmente, quem escolhe os nomes é o comitê da Organização Meteorológica Mundial, com sede em Genebra, ele mantém uma lista de 126 nomes, metade masculinos e metade femininos, que são repetidos em um ciclo de 6 anos. Quando um furacão causa danos excessivos seu nome é retirado da lista. Desde que foi implantada, 67 nomes já foram retirados. O primeiro a deixar a lista foi Hazel em 1954 e o últimos foram Dennis, Katrina, Rita, Wilma e Stan, na violenta temporada de 2005.

Existem seis listas com 21 nomes, de A a W, para a bacia do Atlântico e seis com 23 nomes, de A a Z, para a do Pacífico Norte-oriental (a costa americana), e o uso é rotativo, isto é, os nomes utilizados em 2005 voltarão a ser usados em 2011.

No caso do Atlântico, se a quantidade de furacões em um ano superar os 21, a identificação continua adiante utilizando as letras do alfabeto grego: Alfa, Beta, Gama, Delta...

Os nomes, que não devem ser traduzidos, são tirados dos idiomas das zonas afetadas. Dessa forma, para o Atlântico os nomes são em inglês, espanhol e francês.

A Origem dos furacões

Os furacões se originam do mesmo modo que as chuvas, Através da evaporação de água e da condensação das nuvens. E normalmente acontece sobre os oceanos e com ventos de velocidade superior a 105 km/h, ou seja, uma tempestade.





A diferença é que normalmente ocorre nos oceanos, os cientistas já tentaram muitas vezes entender o por quê? 
As nuvens ao chegar a uma certa altitude, esfriam e se condensam quando encontram um ambiente quente sobre o mar. E como precisa de energia, assim como a chuva para se deslocar sobre os oceanos, faz o mesmo caminho de toda a energia do universo, ou seja, de onde tem maior quantidade de energia, lugares frios, para onde tem menos quantidade de energia, lugares quentes,



A diferença entre uma chuva e um furacão, é a velocidade dos ventos e a energia liberada, que provocam normalmente grande destruição da natureza. Usam o mesmo caminho que a energia usa, através de círculos, e como a potência energética é muito maior do que as chuvas formam-se círculos enormes nas nuvens condensadas, que giram velozmente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário